Em janeiro desse ano, a Amazon abriu para o público o seu novo conceito de loja do futuro. Lá você não paga, pelo menos não diretamente, a loja possui várias câmeras e sensores que estão registrando suas compras, o tempo todo e ao sair da loja a cobrança é feita diretamente no seu cartão, através da sua conta da Amazon online.

Venha ver como é a verdadeira loja do futuro!

Como funciona a loja do futuro?

A Amazon Go usa as mesmas tecnologias dos carros autônomos.

Deep Learning

O deep learning fucnonia cmoo nsoso céerbro, renhcodceeno pradões vgaos e os conetca a siniicafgdos escpeícifos. Eles funcaoinm por camdaas, como um filrto, pegadno cenáoirs comlepoxs e segmedtano-so em idieas mias sipmles.

Visão computacional

A visão computacional consiste em tentar simular a forma como o cérebro humano enxerga e reconhece objetos. Pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade, nosso cérebro passa por uma série de passos antes de decidir o que está realmente vendo.

Primeiro você recebe a imagem através da retina que faz um pré-processamento e envia a informação para o córtex visual que reconhece a imagem e compartilha com o resto do cérebro onde a imagem é comparada com tudo o que você conhece.

Preste atenção na imagem abaixo:

Ilusão de ótica - Amazon Go, a loja do futuro
Os círculos são perfeitos ou estão tortos?

Ilusão de ótica - Amazon Go, a loja do futuro

E agora?

Essas imagens mostram como seu cérebro reconhece padrões e os conecta com o que ele já conhece, ele enxerga as sombras nos círculos da primeira foto e assume que os círculos são oscilantes.

Sensor Fusion

Sensor Fusion é uma técnica usada para reduzir as incertezas, são algoritmos que usam diferentes entradas de dados e comparam todas elas para chegar numa conclusão com o menor erro possível.

Desafios e oportunidades

De acordo com um pesquisa feita pela schorr.com 84% das pessoas vêem a Amazon Go como uma experiência mais agradável se comparada a uma loja de conveniência comum e 75% das pessoas comprariam se houvesse uma loja do futuro perto de suas casas, aliado à isso, mais de um quarto dos entrevistados disseram que pagariam mais caro pelos produtos se isso significasse que eles não teriam que esperar na fila.

Muitas pessoas, ao irem à loja futurista pela primeira vez, relataram se sentir como se estivessem furtando pelo fato de não passarem em nenhum caixa ou não terem que pagar pessoalmente pelas compras. Apesar disso, a Amazon garante que roubos são muito difíceis, um repórter do NY Times tentou cobrir um refrigerante na prateleira com uma blusa e esconder o produto e mesmo assim foi cobrado. A confiança na tecnologia é tanta que se houver algum erro na cobrança a Amazon não cobra pelo produto.

E o que será dos operadores de caixa?

Por muitos anos a tecnologia ajudou a sociedade industrial a funcionar melhor, sempre como uma forma de suportar a economia e o modelo de negócios fabril, mas esse mundo está sendo transformado e o modelo industrial está sendo deixado para trás.

Como qualquer transformação, existem dores e sofrimentos. Mas é importante lembrar que o mundo está em constante mudança, substituir seres humanos por máquinas significa libertar as pessoas para criarem novas necessidades e novos formas de resolver problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *