A atual preocupação com o Meio Ambiente e, em especial, com a sustentabilidade, tem feito surgir avanços em várias áreas. Avanços não apenas tecnológicos, mas também de consciência humana sobre os respectivos processos de produção.

No campo da Ciência e da Tecnologia, são muitas as novidades divulgadas todos os dias na comunidade científica, em eventos e congressos.

As técnicas mais inovadoras são aquelas que apresentam um baixo custo e geram um menor prejuízo ao meio ambiente. Essas técnicas surgem com o objetivo de aproveitar melhor os recursos da natureza. Afinal, é preciso usar o Meio Ambiente de forma mais racional para prevenir problemas futuros.

Conheça abaixo as cinco principais tecnologias sustentáveis que se desenvolverão ainda mais em 2018.

1. Impressora 3D feita de lixo eletrônico

São muitos os produtos que vem usando lixo eletrônico como base para a sua produção. Porém, a impressora 3D feita com lixo eletrônico é uma novidade.

Essa novidade foi apresentada ao mundo pela primeira vez pelo pesquisador africano Kodjo Afate Gnikou, da República Togolesa. Kodjo criou a primeira impressora 3D de baixo custo do mercado, e ela foi feita com resíduos eletrônicos.

O que Kodjo usou para fazer a sua impressora 3D foram pedaços de computador velho, peças de acessórios e de dispositivos eletrônicos. O objetivo, a partir de agora, é conseguir produzir a impressora 3D em larga escala, dando um destino mais justo para o lixo eletrônico e beneficiando o Meio Ambiente.

2. Forno movido a raios solares

Essa invenção vem dos Estados Unidos e nada mais é do que um forno sustentável que depende dos raios solares para funcionar.

Ao receber os raios solares, esse forno consegue cozinhar, assar, fritar e até ferver as refeições. Isso tudo em um tempo de aproximadamente 20 minutos.

É um fogão portátil e que resiste até mesmo em temperaturas mais baixas. Basta que ele seja exposto ao sol para começar a funcionar.

Além de ser uma grande vantagem para a alimentação de pessoas que gostam de acampar, o forno movido a raios solares também serve para atender comunidades mais isoladas, onde a comida costuma ser preparada com a queima de lenha.

3. Duchas Inteligentes

Essas duchas já fazem parte da realidade de algumas pessoas e tende a crescer ainda mais em 2018. A ducha inteligente é uma invenção da indústria francesa Hydrao, e se trata de uma tecnologia que tem o objetivo de economizar água durante o banho.

Assim, quando uma determinada quantidade de água é atingida, geralmente 50 litros, uma luz vermelha é acesa para alertar a pessoa do consumo. Ao ser desligada, essa ducha também registra a quantidade de água que foi consumida durante o banho.

Um bom detalhe sustentável das duchas inteligentes é o fato de que, para acender a luz vermelha que anuncia o limite atingido, a energia gerada pela própria água é utilizada.

4. Painel solar que tira o sal da água

Esse é um protótipo que foi apresentado pela IBM, e que tem o objetivo de converter os raios solares em uma energia limpa e renovável. Mais do que isso, esse painel solar também consegue transformar a água do mar em uma água que é adequada para o consumo.

É uma tecnologia bastante eficiente e que consegue reduzir, em até três vezes, os custos com a geração de energia elétrica. Já faz aproximadamente sete anos que esse produto vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado.

5. Aparelho que detecta câncer por meio de abelhas

Uma das áreas que devem ser mais afetadas pela tecnologia é a área da saúde. Diversos dispositivos nos mostram como a tecnologia pode impactar o futuro da medicina.

Esse é um dispositivo que aproveita os sentidos sensíveis das abelhas para identificar tumores e demais doenças graves que atingem o organismo humano.

Com esse aparelho, as abelhas conseguem complementar os resultados dos exames. Isso porque as abelhas são insetos sensíveis às substâncias exaladas pelas glândulas apócrinas. Essas glândulas carregam muitas informações sobre o nosso organismo.

Compartilhe essas inovações nas redes sociais e prove que você é uma pessoa atualizada com o que de mais novo a tecnologia sustentável nos trará para 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *