Nos últimos trinta anos, muitas instituições financeiras financiaram a interrupção de várias empresas. As instituições financeiras bem sabem dos benefícios que uma tecnologia revolucionária pode trazer para as suas operações.

Assim, para ficar à frente da concorrência, muitos bancos têm sido proativos na criação de laboratórios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e na construção de centros de testes.

Além disso, muitas dessas instituições financeiras também tem investido na realização de parcerias com desenvolvedores de blockchain para entender completamente o potencial revolucionário dessa nova tecnologia no mercado financeiro.

Entendendo a Blockchain

A Blockchain é uma invenção incrivel que surgiu da ideia de uma pessoa ou de um grupo de pessoas conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Porém, desde então, a Blockchain evoluiu para algo infinitamente maior do que era na época de sua invenção. Logo, a principal questão que fica para cada pessoa interessada no assunto é a seguinte pergunta: O que, de fato, é a Blockchain?

A partir do momento em que permitiu que as informações digitais de uma forma geral fossem distribuídas, mas não copiadas, a tecnologia Blockchain criou a espinha dorsal de um novo espaço na Internet.

Originalmente concebida como sendo uma moeda digital, a Bitcoin, a comunidade da tecnologia Blockchain agora tem encontrado novos usos potenciais para o mercado financeiro como um todo.

A Bitcoin tem sido chamada de “ouro digital” e há uma boa justificativa para isso. Até o momento, o valor total da moeda digital está próximo de US$ 9 bilhões. E a partir dos blockchains, é possível fazer outros tipos de valor digital.

Assim como acontece com o uso da Internet, você não precisa saber exatamente como a tecnologia blockchain funciona por dentro para usá-la. Porém, conhecer o básico dessa nova tecnologia faz com que você entenda o porquê de ela ser tão revolucionária, do ponto de vista financeiro.

A blockchain é um livro digital incorruptível que registra as transações econômicas. Ele pode ser programado para registrar não apenas as transações financeiras, mas também todos os valores que se relacionam às operações com criptomoedas.

A Influência da Blockchain nos negócios

As instituições financeiras foram as primeiras a mergulhar de cabeça na tecnologia da Blockchain. Apesar disso, várias universidades, os governos e algumas empresas de consultoria financeira também estudaram a fundo essa tecnologia para desenvolver as suas próprias propostas de mercado.

É claro que todo esse esforço de mercado é, obviamente, maior do que o trabalho que os novos empresários estão desenvolvendo. O que as instituições financeiras como um todo estão fazendo é encontrar novos jeitos para usar os blockchains, sejam eles de bitcoins, de ethereum ou de qualquer outra criptomoeda.

Muitas empresas inclusive já estão empenhadas em criar blockchains inteiramente novos para as suas respectivas estruturas de negócio. Essa já é uma situação que vem acontecendo há mais de três anos, mas os primeiros resultados realmente efetivos estão começando a ser sentidos por agora.

Uma das principais vantagens da tecnologia Blockchain é que ela é acessada por meio do uso de chaves criptográficas. A combinação de uma chave pública e privada cria uma forte referência de identidade e, principalmente, de segurança digital nos blockchains.

Uma chave pública é a forma como você é identificado no ambiente digital, como se fosse o seu endereço de e-mail por exemplo. Por outro lado, a chave privada é a forma como você expressa o seu consentimento para as operações realizadas. Por isso, a criptografia é um elemento tão importante por trás da tecnologia da Blockchain.

Os Blockchains também são uma verdadeira inovação no registro e na distribuição de informações. Isso porque, com os blockchains, é possível registrar tanto dados estáticos (um registro), quanto os dados dinâmicos (as transações).

Por isso, o Blockchain também se firma como uma grande evolução em termos de sistemas de registro para as empresas de uma forma geral.

Compartilhe com os seus amigos na rede social essa tecnologia das moedas digitais! Nunca se sabe quando nos será útil essas informações para o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *