São muitas as transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando. A revolução digital está no centro dessas mudanças. Esse assunto foi bastante discutido no ano passado e tende a influenciar o meio corporativo também nesse ano.

Para te provar que o mundo do trabalho está realmente mudando, vamos te mostrar as sete principais tendências que o mundo dos negócios reserva para o futuro.

1. Escritórios cada vez menores

Com o tempo, será cada vez mais raro ver a figura do funcionário que fica dentro de um prédio oito horas por dia. Na verdade, essa é uma ideia cada vez menos aceita em novos negócios.

O que vem acontecendo bastante ultimamente é a situação em que os profissionais estão saindo das empresas para prestar serviços autônomos e trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo.

Isso porque uma boa parte desses profissionais querem se conectar com mais clientes e exercer várias funções dentro das suas respectivas profissões.

2. Coworking

Uma outra tendência que pode dominar o mercado de trabalho no futuro são os espaços para Coworking. O Coworking diz respeito a um ambiente onde vários profissionais, inclusive de áreas diferentes, se reunem para trocar ideias em relação a um mesmo trabalho.

Ou seja, os espaços de coworking são ambientes que tentam estimular o trabalho em equipe e a interação entre profissionais de áreas diferentes.

3. O fim da verticalização

A imagem de que existe uma hierarquia no ambiente de trabalho já está desaparecendo. Na verdade, a hierarquia tende a se tornar algo cada vez mais ultrapassado.

A tendência que tende a crescer no mercado de trabalho é a do ambiente horizontal, em forma de rede, onde todos estão alinhados na mesma posição.

Esse novo formato facilita o crescimento do funcionário dentro da empresa, inclusive incentivando que ele aprenda outras funções e se desenvolva como profissional.

4. Novas profissões

O mercado de trabalho mudará muito. E muitas dessas mudanças estarão baseada em novas profissões. Isso porque muitas das profissões que existem no mercado atualmente já não existirão mais no futuro.

Nós estamos vivendo na Era da Tecnologia e, nesse contexto, a automatização só tende a aumentar. Assim, muitas profissões que hoje exigem a ação humana serão desempenhadas pelas máquinas em um futuro próximo.

Por isso, será tão importante criar novas profissões que possam ser exercidas por humanos e não somente pelas máquinas.

5. Autogestão é a principal tendência para o futuro do trabalho

Essa é uma das tendências mais importantes. A autogestão diz respeito a um modelo de gestão onde o funcionário não precisará ser acompanhado de perto pelo seu chefe.

No modelo de autogestão, o profissional é o protagonista do próprio trabalho que ele desempenha. Com os avanços mais recentes da tecnologia, a produtividade do funcionário pode ser observada a distância, e os feeedbacks também se tornarão mais dinâmicos.

Nesse contexto, a tendência é que a relação entre líderes e liderados seja uma relação mais colaborativa do que hierarquizada.

6. Estabilidade

O que conhecemos hoje por estabilidade vai mudar de significado com o passar do tempo. Isso porque a estabilidade, hoje, já caminha para estar menos relacionada ao emprego de carteira assinada e mais às habilidades de um profissional. Ou seja, o seu potencial de empregabilidade.

Nesse contexto, os profissionais passam a trabalhar de acordo com a demanda do mercado e menos por contratos de longo prazo.

7. Apostando na diversidade

Hoje em dia, as empresas apostam bastante na diversidade da sua equipe. Uma equipe formada por pessoas de origem, religião, idades e ideologias diferentes tendem a conseguir encontrar soluções menos óbvias para um mesmo problema.

Essa atitude também costuma ser tomada pelas empresas para que os seus funcionários saibam lidar com diferenças e desenvolvam as suas habilidades profissionais a partir delas.

E aí, quer descobrir mais tendências que o mercado do futuro nos reserva?

Ficar atualizado com as novas tendências e profissões é fundamental para adqurir estabilidade profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *